segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

De quantos Schindlers ainda iremos precisar?


Quem me conhece sabe que minha praia não é mesmo assistir a filmes. Não tenho paciência nem controle pra ficar parada mais de meia hora na frente de uma tv. Pra talk shows e outros programas sim, mas filme... só no cinema mesmo e olhe, olhe.
Mas acabo de passar quase 3 horas e meia assistindo a um longa não, loguiíssimo que devo passar uns três dias e meio pra digerir: A lista de Schindler. Mais um filme sobre a 2ª Guerra Mundial e o nazismo. Não devia nem dizer que venceu o Oscar de melhor filme para não influenciá-los. Mas já disse. Comentando ainda a pouco com um amigo, ele disse que já ouviu comentários de que o filme era "pesado". Acho que esse não é o termo mais adequado. Ele não tem tantas cenas de violência como outros do gênero. Seu personagem principal é Oskar Schindler, um membro do partido Nazista que é "convertido" no decorrer da trama. Era alguém que só visava seus interesses particulares e não estava muito ligado aos ideais de seu partido. Mas acabou se envolvendo demais com as pessoas com as quais estava lidando, acabou criando compaixão, ou até poderíamos chamar de afeto, por elas. Tinha um caráter ímpar no meio de toda aquela imundície. Uma de suas falas para um comandante "amigo" seu, diz mais ou menos assim: "poder não é ter a liberdade de matar sem motivos, sumariamente. Poder é o que tinham os imperadores. Se alguém roubasse era levado à sua presença, implorando por misericórida. E, então, o imperador o perdoava. Isso é ter Poder".
Acredito que deve ter havido pessoas como esse personagem e que, se não salvaram mais de mil judeus, como mostra o filme, fizeram alguma coisa para abrandar seu sofrimento.
Numa das cenas finais quase ouvi os personagens cantarem Geraldo Vandré caminhando e cantando e seguindo a canção. E, por falar em cenas finais, a última (da imagem acima) é impagável.
Ainda temos espalhados pelos quatro cantos do planeta gente precisando de Schindlers. E a pergunta não é "até quando", mas "de que forma posso ser um Schindler".
Findo este texto com uma frase de Anne Frank, encontrada em seu diário:

"Apesar de tudo, eu ainda creio na bondade humana."

Um comentário:

  1. Nara diz:
    artur
    Nara diz:
    filme foda eu assisti agora viu
    Nara diz:
    tou digerindo ainda...
    ARtur diz:
    qual?
    Nara diz:
    A Lista de Schindler
    ARtur diz:
    meu sonho é assistir isso doido
    Nara diz:
    oxe
    ARtur diz:
    eu sou o unico do mundo q n viu
    Nara diz:
    te empresto
    Nara diz:
    jura?
    ARtur diz:
    blz
    ARtur diz:
    sério
    Nara diz:
    qse 3 horas e meia
    ARtur diz:
    eu to lgdo
    ARtur diz:
    eu sou doido pra ver
    Nara diz:
    tou passada aki
    Nara diz:
    chorei feito doida
    ARtur diz:
    dizem q é pesado
    Nara diz:
    poha
    Nara diz:
    pesado n é bem a palavra
    Nara diz:
    ele é mais INCRÍVEL
    ARtur diz:
    to lgdo
    Nara diz:
    é o único filme sobre o nazismo q tem um final "feliz"
    ARtur diz:
    haha
    Nara diz:
    http://narabelmonte.blogspot.com/2010/01/de-quantos-schindlers-ainda-iremos.html
    ARtur diz:
    massa geral
    Nara diz:
    ^^

    ...on MSN.

    ResponderExcluir